terça-feira, 24 de setembro de 2013

a teoria de minas tirith.

no início de sua história, minas tirith não era uma cidade dotada de grandes defesas. seus limites não eram murados, e seus horizontes se abriam em direção ao infinito. entretanto, em meados da terceira era, a cidade branca passou a ser alvo de ataques mais constantes, e os reis de gondor viram a necessidade de fortificar sua capital. grandes muralhas foram construídas, cercando e protegendo a cidade. como uma medida extra de proteção, toda vez que a cidade era atacada, os descendentes de númenor não apenas reconstruíam os muros que haviam sido atacados, mas construíam uma muralha extra envolvendo a anterior. e assim, a cada ataque, os inimigos de minas tirith conseguiam exatamente o oposto do que queriam: em vez de enfraquecer a capital de gondor, eles faziam com que ela se tornasse cada vez mais fortificada. protegida. inalcançável.

eu não sei sobre vocês, mas às vezes eu tenho a impressão de que meu coração é minas tirith. há muitos e muitos anos, numa realidade alternativa em que eu era infinitamente mais inocente, ele não tinha defesas. era livre, crédulo e confiante, e feito uma cidade mal protegida, foi alvo fácil de ataques. de sofrimento. em algumas vezes, a destruição foi pequena; em outras, eu achei que jamais conseguiria me reconstruir. demorou um pouco, mas um dia eu aprendi que, para evitar esses danos, a melhor estratégia era construir barreiras ao redor de mim mesma.

ocasionalmente, alguém encontra uma rachadura nas minhas muralhas. ocasionalmente, alguém derruba as minhas defesas. e isso tem um efeito destruidor em mim. afinal, toda vez que alguém me decepciona, toda vez que algo me faz sofrer, a pequena numenoriana que mora em mim constrói uma barreira extra. derrubá-las e chegar ao meu coração se torna cada vez mais difícil, e quando alguém consegue, significa que antes precisou destruir um trabalho que levou muitos anos, muitas lágrimas, muita dor para ser feito. quando alguém consegue destruir minhas muralhas, significa que me deixou completamente sem defesas.

eu fico completamente arrasada quando alguém invade minha minas tirith. fico pensando em como fui deixar isso acontecer, no quão fraca eu fui, no quão culpada eu sou pelas minhas próprias decepções - afinal, quem mandou não cuidar direito das minhas barreiras?! não há nada mais desesperador do que ver suas defesas ruindo. especialmente quando você sabe que, cedo ou tarde, vai ter que reerguê-las.

Nenhum comentário: